Depois do Cras do PhoC III, CajuC Até Você irá para o Nova Vitória




A prestação itinerante de serviços jurídicos, realizada pelo projeto Cajuc Até Você, aconteceu nesta quinta-feira (13/4), nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Phoc III. Das 9 às 13h, os atendimentos foram viabilizados pelo pessoal do Centro de Assistência Judiciária e Cidadania (Cajuc), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes). Na sexta (14/4), será a vez do Cras Nova Vitória receber a iniciativa, que atenderá de acordo com o funcionamento da unidade

Érica Almeida foi uma das moradoras do bairro atendidas pela manhã. Bastante cansada por não contar, atualmente, com o apoio e participação do genitor da criança em situações básicas como tomar conta da criança quando ela precisa, ou mesmo visitar sua filha, decidiu se informar com um especialista.  “Vim buscar orientação jurídica sobre a ação de alimentos. O pai da minha filha trabalha, e o dinheiro dele é pra ele. Sempre quando eu peço ajuda em alguma coisa, ele não me ajuda em nada”, desabafou a mãe, de 20 anos.

Maior demanda do Cajuc Itinerante, segundo o advogado Bruno Souza, casos como o de Érica se mantêm na liderança, que se refere à necessidade do público de obter informações sobre pensão alimentícia. “Muitas vezes, o genitor acaba não colaborando com o papel dele de pai, de repassar um valor para ajudar nas despesas do filho, que é menor. Então a mãe acaba procurando aqui o Cajuc para garantir o direito dela e do filho. É um direito fundamental”, destacou.

A coordenadora do Cras do Phoc III, Ana Garcia, entende como importante a ida do serviço à comunidade. “Além da gente acolher essas famílias que já são atendidas aqui, a gente evita que eles se desloquem pra lá para a sede, onde fica o Cajuc. Aqui eles estão mais perto de casa, se sentem à vontade por serem atendidos aqui, serem usuários do Cras, eles se sentem mais à vontade para buscar o serviço e, até mesmo, pra falar sobre alguns assuntos”, reconheceu.

No Nova Vitória, o Cajuc Até Você vai funcionar no horário de atendimento regular do Cras no bairro. Para ser atendido, basta comparecer ao local com documento de identificação e a complementação que sirva como provas, de acordo a cada tipo de necessidade.

Para consulta de processos, tirar dúvidas e esclarecimentos, o munícipe pode entrar em contato com o Cajuc através do WhatsApp (71) 3644-5730, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A iniciativa oferta consultas e orientações referentes a divórcio consensual e litigioso, conversão de separação em divórcio, pensão alimentícia, ações de guarda, de adoção, de interdição (curatela), alvará, inventário consensual, dissolução de união estável (cumulada ou não com o reconhecimento da união, inclusive, post mortem). Retificação de Registro de Nascimento e ações contra Embasa e Coelba em caso de corte do serviço ou cobrança indevida também são questões que o Cajuc Até Você pode dar suporte para a resolução.

O serviço itinerante já passou pelo Conselho Tutelar da Orla (10/4), no Cras de Burissatuba e no de Monte Gordo (dia 11/4), e no Cras de Abrantes e do Verdes Horizontes (12/4). Hoje, além de atender no Cras do Phoc III, o Cajuc Até Você chegou ao Núcleo de Assistência Social Arembepe, Núcleo de Assistência Social Barra do Pojuca e, mais uma vez, no Conselho Tutelar Orla.

Foto: Adeilson Carvalho

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