Seinfra continua diálogo com a comunidade de Itacimirim sobre obra de requalificação

 


Em continuidade ao diálogo estabelecido com a comunidade de Itacimirim, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), participou da I Reunião Extraordinária da Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa de Guarajuba de 2023. O encontro tratou sobre a requalificação do local com a comunidade, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), e foi realizado na tarde da última segunda-feira (10/7), no Restaurante Pescador, na localidade.

O convite para que a Embasa trouxesse os esclarecimentos aos moradores sobre o funcionamento dos serviços que serão realizados em paralelo com a Seinfra foi feito pela titular da pasta, Joselene Cardim. Ela se colocou totalmente à disposição para manter o diálogo, “quando apresentamos o projeto de requalificação de Itacimirim surgiram várias dúvidas, logo em seguida, estive em reunião com a Embasa e eu fiz questão de trazê-la aqui. Prometi para vocês que estaria próxima, construindo esse projeto, essa execução da obra ao lado de vocês e aqui eu estou. Quantas vezes se fizer necessário, eu vou estar aqui”. Na oportunidade, a empresa que executará a obra e a equipe técnica da pasta apresentou o plano de ataque atual.

A Superintendente de Serviços de Água e Esgotamento Sanitário da Região Metropolitana de Salvador, Thaís Vieira, destacou que a Embasa vai “substituir redes, colocar redes novas, inclusive, já dimensionadas para vinte anos. Então são redes que não estão sendo colocadas ao acaso, elas foram estudadas, para que a gente consiga atender a comunidade tanto de água quanto de esgoto. É importante também essa reunião como interação com a comunidade inteira, porque a gente tá fazendo intervenção junto com o município e é importante que ela entenda todas as intervenções que vão ser colocadas, e que a gente, cada vez mais, estejamos próximos, porque não vamos manter um sistema sem a participação da comunidade”.

O gestor das APAs Lagoa de Guarajuba e Rio Capivara, Luiz Cláudio Correia, que é da Coordenação de Gestão de Unidades de Conservação (CGEUC) do Inema, fez a convocação da reunião. “Nós criamos uma audiência extraordinária do conselho da APA, exclusivamente para a Embasa apresentar à comunidade os ruídos de informações. E também falar sobre essa reforma casada que vai ter entre a requalificação e algumas intervenções que a Embasa vai fazer. Vai ficar casado pra não acontecer como todo mundo tava achando, que a Prefeitura ia arrumar e depois a Embasa ia quebrar tudo de novo, vai ser casado”, afirmou.

Da comunidade, a moradora e diretora do Conselho Comunitário de Segurança de Itacimirim e Barra do Pojuca (Conseg), Gabriela Caritá, acredita na importância desse tipo de encontro. “Porque a gente tá prestes aí a ter uma obra importante aqui, a primeira grande obra de revitalização da nossa área principal, e saber como isso vai acarretar não só pros moradores, pros comerciantes e tudo mais, eu acredito que esse diálogo com a Embasa seja importante, muito positivo”, finalizou. Ainda estiveram presentes na reunião, representantes da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) e o vereador Júnior Borges.

A obra em Itacimirim conta com investimento superior a R$ 39 milhões e faz parte do projeto Caminhos do Mar, que consiste em obras de urbanização e requalificação que vão beneficiar desde a entrada da localidade até a praia, bem como os acessos à Foz e à Ilha do Meio. No tocante à Lagoa das Virgens, o espaço passará por intervenções de urbanização e para a sua perenização. O acesso à comunidade será contemplado com um portal moderno com letreiro, paisagismo, guarita, pergolado, área destinada a mototaxistas e iluminação.

O projeto ainda prevê serviços de requalificação da pavimentação; melhorias na drenagem; passeios; ciclovia, além da implantação de ciclofaixa; bicicletário; deck em madeira em vários trechos; iluminação em LED; paisagismo e sinalização. Na área de lazer, estão previstos itens de convívio social, recreativos e de fomento à economia local ao longo do perímetro de acesso à localidade. A iniciativa faz parte do planejamento de ações do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari.


Foto: Josué Silva



--
FONTE:Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari
(71) 3621-6637/6639

Compartilhe:

Postar um comentário

 
Foco Nordeste

Powered by OddThemes

LOGIN