Como a nutrição pode ajudar na ressaca?

Ele está presente em praticamente todas as comemorações, na saidinha do trabalho ou da faculdade nos fins de semana. Álcool é o seu nome...para alguns companheiros inseparáveis...para outros companheiros momentâneos e, como com todo companheiro, nem só de bons momentos se vive. Dor de cabeça que parece que a casa está sendo derrubada, qualquer ruído parece um estrondo, qualquer sinal de luz parece que vai cegar, tonturas, aquela sensação de que estava em pleno carnaval quando na verdade só estava em uma mesa de bar e, há quem exagere tanto que passam minutos ou horas tendo uma conversa com o vaso sanitário...muitas pessoas em algum momento da vida passaram ou vão passar pela famosa ressaca. Quem já enfrentou uma, provavelmente não quer mais voltar a ter essa experiência. Então, aí vão algumas dicas para dar um “chega prá lá” no pós- excesso do álcool:

"Nunca beba de estômago vazio! Deixarmos a porta aberta da nossa casa é passe livre para ladrão. O mesmo ocorre com o álcool: sem nada no estômago e intestino, ele entra mais rapidamente na corrente sanguínea fazendo estragos."

Nunca beba de estômago vazio!!! Deixarmos a porta aberta da nossa casa é passe livre para ladrão. O mesmo ocorre com o álcool: sem nada no estômago e intestino, ele entra mais rapidamente na corrente sanguínea fazendo estragos. Portanto, sempre coma antes de beber!!! Dê preferência a alimentos fontes de gorduras “boas”, como as poliinsaturadas (encontradas nos peixes, como atum, salmão, sardinha; linhaça, castanhas, nozes) e monoinsaturadas (presentes no azeite de oliva, abacate, nas castanhas, nozes) e, ricos em carboidratos (pão, macarrão, arroz nas versões integrais).
Na mesma linha do antes, no durante é importante atrasar a chegada do álcool no sangue, hidratar o corpo e dar uma mãozinha para ele ajudando-o a eliminar as toxinas que restam no corpo. Por isso, beba, coma e hidrate-se. Água, água de coco são boas opções para intercalar com o álcool... a cada um dou dois copos hidrate-se com um copo de água. Não abuse dos petiscos muito salgados e das frituras (coxinha, bolinhos, quibes, embutidos, como mortadela, linguiça) dando preferência a preparações com carne, peixe; castanhas, amendoins e queijo também são boas opções para beliscar.

Cuidou do antes, do durante, aproveitou a festa ou o happy hour, mas, e o depois? O fígado está a todo vapor trabalhando para eliminar as toxinas e, a depender do que coma, pode estar ajudando ou atrapalhando o fígado em seu trabalho. Para ajudar, consuma alimentos leves, como grelhados, saladas, frutas, que são mais leves e, portanto, fáceis de digerir. Frutas vermelhas e alimentos como brócolis, couve-folha, repolho são ótimas opções para limpar o fígado além, claro, da água. Um sanduíche natural com frango ou atum, alface e azeite de oliva; almoço ou jantar com arroz integral com brócolis, carne branca grelhada (peixe ou frango), salada crua à vontade com azeite de oliva são boas pedidas para o cardápio da ressaca.

"Não faça da ressaca sua companheira nem exagere na cervejinha ou em outro tipo de bebida alcoólica".

Não faça da ressaca sua companheira nem exagere na cervejinha ou em outro tipo de bebida alcoólica. Álcool no organismo é prioridade para ele... prioridade para eliminá-lo, a sensação de prazer sentida em curto prazo pode se tornar problema de saúde se vira rotina.
Os benefícios atribuídos ao consumo moderado do álcool podem virar malefícios em longo prazo. Ou seja, enquanto uma dose diária de vinho pode proteger seu coração, mais que isso pode prejudicá-lo. Lesão no esôfago e estômago predispondo ao refluxo gastroesofágico, úlceras ou piora desses quadros; carência de vitaminas e minerais; prejuízo ao sistema imunológico, ao funcionamento cerebral; aumento do risco de hipertensão, dislipidemia; acúmulo de gordura na região abdominal; problemas hepáticos (esteatose, cirrose, câncer) engrossam a lista dos problemas envolvendo o consumo exagerado de álcool. Então, fica a pergunta: mesmo que o consumo moderado de álcool proporcione possíveis benefícios, por que não obter esses mesmos benefícios por meio de outras fontes sem os malefícios provenientes do álcool? Mas, para aqueles que ainda assim não dispensam uma cervejinha ou outra bebida alcoólica não esqueçam: beba pouco, devagar, de barriga cheia e hidrate-se!

Compartilhe:

Postar um comentário

 
Foco Nordeste

Powered by OddThemes

LOGIN